Medidas de massa

Existem diferentes medidas de massa, usadas para representar a medida desse importante grandeza. As medidas mais comuns estão ligadas ao grama, sendo os seus múltiplos o hectograma, o decagrama e o quilograma, os quais são utilizados em objetos de massa maior. Também existem os submúltiplos, decigrama, centigrama e miligrama, para medir objetos que possuem massa menor. Além dessas medidas de massa, existem outras usadas no dia a dia de certos grupos, como a tonelada, a arroba e o quilate.

Quais são as unidades de medidas de massa?

Para medir a massa, povos diferentes usavam medidas diferentes, no entanto, com o passar dos anos e com a globalização, essas medidas estão sendo cada vez mais padronizadas. Usamos as unidades de medida constantemente em nossas vidas: para sabermos nossa massa corporal, para realizamos a compra de produtos no mercado etc., e sequer percebemos que estamos lidando com elas. Por exemplo, para comprar carne, geralmente usamos o quilograma, mas, quando vamos comprar uma quantidade menor, por exemplo, 0,7 quilogramas, de forma quase intuitiva nós fazemos a conversão e pedimos 700 gramas dela.

Para medir a massa objetos mais leves, geralmente utilizamos a miligrama, mas também é comum falarmos em quilates quando estamos lidando com metais preciosos. Entender que existem várias medidas de massa e que podemos usar cada uma delas quando for conveniente é fundamental.

Grama: sendo a medida mais comum para massa e adotada pelo sistema internacional de medida, a grama possui seus múltiplos (quilograma, hectograma e decagrama) e seus submúltiplos (miligrama, centigrama e decagrama). As unidades conhecidas como múltiplos são usadas para pesar objetos que possuem mais massa, já as unidades conhecidas como submúltiplos são úteis para medirmos a massa de objetos considerados mais leves. Em situações-problemas, é bastante comum a realização da conversão de uma unidade de medida de massa para outras.

Toneladas: também é uma medida bastante comum, utilizada para massas muito grandes. Em vez de dizermos que algo tem, por exemplo, 2000 kg, é mais conveniente dizer que possui 2 toneladas.

Quilate: usado comumente no mercado de metais preciosos, o quilate é bastante comum, por exemplo, para referir-se a alianças produzidas por misturas metálicas. Usado para medidas pequenas, 1 quilate corresponde a 0,2 gramas.

Arroba: é uma medida muito adotada na agropecuária. Comum para cortes bovinos, em que o preço do bovino é dado por arrobas, geralmente 1 arroba corresponde a 15 quilogramas.

Existem outras medidas de massa, mas que não são usuais no Brasil, como o grão, a libra, a onça. Na Antiguidade, cada povo usava sua unidade de medida de massa, com critérios próprios definidos.

Conversão de unidades de medidas

Para converter a unidade de medida, precisamos conhecer a lista das siglas:

kg → quilograma

hg → hectograma

dag → decagrama

g→ grama

dg → decigrama

cg → centigrama

mg → miligrama

A fim realizarmos a conversão de uma unidade que está à esquerda para outra que está à direita, multiplicamos por 10 cada unidade.

Exemplo

Convertendo 15 g → mg

Ao analisar-se a tabela, de grama até miligrama, tem-se três unidades de medida:

g→ dg → cg → mg

Multiplicaremos cada unidade por 10:

15 · 10 · 10 · 10 = 15 · 1000 = 15.000 mg

Para realizar conversões da direita para a esquerda, dividimos por 10 para cada unidade de medida.

Exemplo 2

Convertendo 12.000 cg → hg

Ao analisar-se a tabela, de centigrama para hectograma, tem-se quatro unidades de medida.

hg ← dag ← g ← dg ← cg

Dividiremos cada unidade por 10:

12.000 : 10 : 10 : 10 : 10 = 12.000 : 10.000 = 1,2 hg

Fonte: brasilescola.uol.com.br

Compartilhe com seus amigos!