Incentivar as crianças a cuidarem da natureza

A sustentabilidade é um termo cuja importância já é bastante conhecida por todos. Porém, como apresentar o conceito às crianças? Esse é um desafio relevante: como fazer com que o cuidado pela natureza seja algo interessante, ou até mesmo divertido para as crianças? Vamos conhecer algumas formas de fazê-lo?

  1. Brincadeiras em ambientes naturais. Passeios em parques, piqueniques em um jardim botânico e outras atividades feitas em ambientes naturais são uma forma descontraída de aproximar as crianças da natureza. O carinho e o amor por qualquer coisa vêm do convívio, da intimidade que temos com ela, e por isso precisamos cultivar esses momentos em nossas vidas e das crianças.
  2. Montar brinquedos a partir de materiais recicláveis. Montar seus próprios brinquedos a partir de coisas que de outra forma se tornariam lixo, é uma forma divertida e criativa de explicar às crianças a importância da sustentabilidade e da redução do desperdício.
  3. Contar histórias da natureza na hora de dormir. O momento de pegar no sono, quando as crianças pedem uma história na cama, é carinhoso, tranquilizante, um momento de relaxamento e reflexão. Escolher histórias de animais na natureza é uma opção que traz aos pequenos a consciência de que devemos preservar o lar de nossos pequenos amigos.
  4. Dar exemplo. O pai e a mãe das crianças são figuras inspiradoras para elas. São as pessoas nas quais elas se espelham em seu dia-a-dia. Por isso, é muito importante lembrar sempre de dar exemplos positivos a eles. Jogar o lixo no lixo, respeitar e cuidar das plantas e animais, entre muitas outras coisas.
  5. Usar o senso de humor. A escolha de filmes mais leves e engraçados que tratam do tema preservação da natureza é uma saída também para prender a atenção das crianças à história, que pode gerar reflexões sobre o tema. Exemplos são filmes como “os sem-floresta”, ou ainda “Moana”, que apresentam seus personagens como os próprios animais da natureza, ou pessoas próximas à natureza e preocupados com ela.

Fonte: arvoregenerosa.org.br

Compartilhe com seus amigos!