Dia mundial da educação

Dia Internacional da Educação é uma data comemorativa que tem como papel reforçar a importância da educação no desenvolvimento da humanidade em diversos aspectos. Atualmente existe uma divergência na sua celebração, pois alguns a fazem em 24 de janeiro, e outros, em 28 de abril.

Todos nós sabemos da importância da educação para o desenvolvimento do ser humano, pois ela fornece ferramentas que permitem a todos evoluírem e conquistarem uma vida mais digna e melhor. Isso porque sabemos que pessoas que têm acesso a uma educação de qualidade recebem também melhores oportunidades.

Não é à toa que a Organização das Nações Unidas, a ONU, reconhece na importância da educação de qualidade para o desenvolvimento de crianças e adolescentes e para o combate às desigualdades sociais e de gênero. Claro que esse combate só é possível com uma educação que promova inclusão e igualdade.

Foi devido a sua importância que a ONU incluiu a educação como um de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Isso porque a organização entende que a educação tem, de fato, um papel no combate à pobreza e que ela é fundamental para garantir a proteção do meio ambiente, além da paz e prosperidade entre as pessoas.

Para a ONU, a educação de qualidade é o seu quarto ODS (de um total de 17). Esse compromisso foi assinado por 193 países, dos quais o Brasil faz parte, e visa ao alcance dessas metas até o ano de 2030. No que se refere à educação, algumas das propostas a serem trabalhadas são|1|:

4.1 – Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

4.7 – Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

O educador brasileiro Paulo Freire entendia que a educação deveria promover a liberdade e resultar na transformação do mundo e na humanização do indivíduo, dotando-o de capacidade crítica. Para ele, uma educação libertadora permitirá que o ser humano desenvolva sua autonomia de pensar.

É considerando esses aspectos que se conclui que a educação é fundamental para todos, pois a construção de um mundo melhor passa, obrigatoriamente, pelo incentivo, investimento e desenvolvimento da educação, tanto no Brasil quanto no restante do planeta.

A importância da educação, como vimos, é algo percebido internacionalmente, pois ela tem um papel fundamental no desenvolvimento individual de cada pessoa. A educação garante melhores oportunidades, o desenvolvimento da capacidade crítica, e é entendida como uma forma de transformar a nossa sociedade.

É pensando exatamente nessa importância que se celebra anualmente o Dia Internacional da Educação. Essa data comemorativa busca reforçar a importância dessa ferramenta e servir como ponto de partida para a conscientização das pessoas sobre seu papel. Além disso, a data serve como momento para que debates e propostas sobre como melhorar a educação aconteçam.

Entretanto, no Brasil, não existe um consenso sobre quando se deve ser celebrar o Dia Internacional da Educação. Isso porque existem duas propostas para tanto. Os dias propostos são:

  • 24 de janeiro

  • 28 de abril

A primeira proposta celebra o Dia Internacional da Educação em 24 de janeiro, e sua escolha foi feita pela ONU, em uma Assembleia Geral no dia 3 de dezembro de 2018. A proposta da organização foi uma iniciativa para reafirmar uma série de seus objetivos visando ao desenvolvimento sustentável e à paz, sendo os ODS parte deles.

Essa assembleia, portanto, determinou que o 24 de janeiro fosse separado para celebrar o Dia Internacional da Educação. No mesmo encontro, a ONU também convidou organizações não governamentais, organizações educacionais, institutos acadêmicos, institutos educacionais privados, entre outros, para que atendessem ao seu pedido de celebrar a educação na data mencionada.

Em contrapartida, no Brasil, muitos educadores entendem que o Dia Internacional da Educação deve ser celebrado no 28 de abril. Isso porque, em 28 de abril de 2000, foi assinado um compromisso internacional pelos líderes de 164 países, incluindo o Brasil, a fim de garantir o desenvolvimento da educação no mundo.

Esse compromisso foi feito durante o Fórum Mundial de Educação, realizado em Dacar, no Senegal. Ao final desse evento, como mencionado, no dia 28 de abril, foi assinada a Declaração de Dacar, um documento no qual os líderes internacionais assumiram compromissos para garantir melhorias na educação.

 

Entre os compromissos acordados, destaca-se o seguinte:

3. Reafirmamos a visão da Declaração Mundial de Educação Para Todos (Jomtien, 1990), apoiada pela Declaração Universal de Direitos Humanos e pela Convenção sobre os Direitos da Criança, de que toda criança, jovem e adulto tem o direito humano de se beneficiar de uma educação que satisfaça suas necessidades básicas de aprendizagem, no melhor e mais pleno sentido do termo, e que inclua aprender a aprender, a fazer, a conviver e a ser. É uma educação que se destina a captar os talentos e potencial de cada pessoa e desenvolver a personalidade dos educandos para que possam melhorar suas vidas e transformar suas sociedades.|2|

Fonte: brasilescola.uol.com.br

Compartilhe com seus amigos!