A química dos alimentos visando uma alimentação saudável

A Química tem um importante papel em responder a todas essas perguntas. Segundo a Química dos Alimentos, eles são constituídos basicamente dos seguintes elementos: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e outros em quantidades menores. Esses elementos unem-se e formam moléculas com funções químicas específicas. Cada grupo funcional possui propriedades químicas semelhantes que caracterizam os grupos de nutrientes energéticos, como os carboidratos, as proteínas e os lipídios. Cada um possui funções específicas no organismo que são essenciais.

É importante saber a composição química dos alimentos para entender as informações que os rótulos nos transmitem e assim fazer a melhor escolha entre a infinidade de opções que temos nas prateleiras dos supermercados. Muitas dessas opções, inclusive, usam da propaganda e de um visual bonito e atraente para nos convencer a consumi-las.

Esta seção de Química dos Alimentos foi criada principalmente para mostrar essa composição química dos produtos que ingerimos diariamente, mostrando-nos como a Química está próxima de nós e é uma ciência que contribui para a melhoria de vida e bem-estar.

Além disso, aqui você encontrará algumas informações que não estão necessariamente ligadas à qualidade dos alimentos, mas a curiosidades interessantes sobre eles. Por exemplo: Por que o leite é branco? Qual é a diferença entre diet e light? Por que choramos ao cortar cebola?

Então, o que você está esperando? Leia o que vem a seguir e descubra os segredos dos alimentos para tornar-se um consumidor bem informado e atento.


fonte: manualdaquimica.com

Compartilhe com seus amigos!