10 atividades para fazer na Páscoa

Além de todo o simbolismo religioso da Páscoa, o feriado é muito esperado pelas crianças, pois oferece a elas muitos momentos bons e delícias. Para tornar essa data mais especial, uma boa alternativa é buscar brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa.

Mais do que presentear os pequenos com chocolates e outras guloseimas, é possível deixar o feriado ainda mais divertido – e até mesmo educativo – ao preparar atividades lúdicas, com muito carinho e dedicação.

A gente sabe que os pequenos têm energia de sobra e, por isso, as brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa também são uma forma de usarem a disposição de maneira muito positiva.

Pensando nisso, separamos 10 ideias criativas de brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa deste ano. Confira!

1. Caça aos ovos: a mais tradicional das brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa

A caça aos ovos é uma brincadeira para fazer com as crianças na Páscoa muito tradicional – aposto que seus pais já fizeram com você na infância!

Os ovos (ou outros brindes, caso a criança não consuma açúcar) são escondidos pela casa ou pelo ambiente onde a atividade será feita – um salão de festas, o quintal, a área externa do condomínio – e as crianças precisam encontrá-los.

Primeiro, diga aos pequenos que os adultos viram o coelhinho indo embora, mas não a tempo de saber onde ele havia deixado os mimos.

Esta é uma brincadeira “às cegas”, ou seja, sem pistas, rastros ou pegadas de coelho. Os pequenos devem procurar seus ovos em cada cantinho.

Se for mais de uma criança brincando, deve ser explicado que cada uma tem direito a um brinde apenas.

Assim que o encontrar, já fica de fora acompanhando a busca das outras, até todas terem os seus presentes nas mãos.

2. Siga as pegadas

Essa brincadeira é, praticamente, uma variação da caça aos ovos, mas com pistas: as pegadas do coelhinho espalhadas pelo chão que levam aos ovos de Páscoa.

Você pode usar adesivos de pegadas (em lojas de artigos para festas sempre têm), fazê-las em casa (com cartolina ou sulfite) ou desenhar pegadas no chão com farinha.

O caminho deve ter obstáculos, como a mesa de centro ou o sofá.

Assim como na caça aos ovos tradicional, se for mais de uma criança brincando, deve ser explicado que cada uma tem direito a um brinde só.

3. Quente/frio de miniovos

Lembra da brincadeira infantil de quente/frio, quando os coleguinhas escondiam algo e os outros tinham que procurar, a partir de dicas se estava quente (perto de achar) ou frio (longe)?

Para tornar essa uma das brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa, divida as crianças em duas equipes.

Esconda os miniovos em lugares diferentes e, enquanto elas procuram, você deve ir avisando se elas estão “quentes” (próximas) ou “frias” (longe) dos chocolates.

Conforme elas forem encontrando, deverão colocar uma cestinha. A equipe que tiver mais será a vencedora.

Para não dar briga, ao final da brincadeira, divida todos os ovinhos igualmente entre os pequenos.

4. O salto do coelhinho

Em uma calçada, pegue um giz colorido e faça duas linhas com pequena distância entre elas.

Peça para que as crianças comecem pulando de um lado ao outro e, pouco a pouco, vá aumentando a dificuldade, separando as linhas para que pulem o mais longe possível.

Para tornar a brincadeira mais divertida, vale a pena fazer arcos de coelhinho e pinturas no rosto para que eles entrem no clima da brincadeira.

Caso chova, pedaços de fios de lã ou fita podem ser usados para as demarcações.

5. O rabo do coelho

Conhece a brincadeira do rabo de burro dos arraiás e festas juninas? Dá para adaptar e tornar essa uma das brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa.

Um coelho é desenhado em uma cartolina (ou em um papel firme e colorido) e fixado na parede. No lugar do seu rabinho é colocada uma fita adesiva dupla-face.

A criança olha bem para o desenho, por uns 30 segundos, e então seus olhos são cobertos com um lenço e ela recebe uma bolinha de algodão nas mãos.

Com as dicas de todo mundo ao redor, ela deverá colar o pompom no lugar do rabinho do coelho. Assim que conseguir, ganhará seu presente de Páscoa.

6. Coelho bagunceiro

Para entreter os pequenos durante o almoço em família, que tal fazê-los achar itens que o Coelho Bagunceiro perdeu pela casa?

Desenhe ou imprima diversos objetos em uma cartolina – sapatos, chapéu, relógio e mais.

Faça um desenho do animal em uma cartolina usando esses diferentes acessórios e conte como o coelhinho perdeu as peças.

Depois, é só pedir para eles procurarem pela casa! Ah, para incrementar ainda mais a brincadeira, deixe ovinhos perto dos objetos.

7. Coelhinho sai da toca

Divididas em trios, duas crianças formam a toca e uma delas fica como o coelho.

Para fazer a toca, a dupla junta as mãos no ar, formando uma casinha. Quem for o coelho fica agachado entre elas, embaixo dos braços.

E todos os outros trios fazem o mesmo, sobrando apenas uma das crianças, que vai ficar em pé entre as tocas e deve gritar: “Coelho sai da toca!”.

Ao fazer isso, todos os coelhos entocados precisam trocar de casinha. Quem estava no meio, deve pegar alguma das tocas de alguém! Se conseguir, aquela que ficou sem toca é a que passa a gritar no centro do espaço.

Ela também pode falar “Toca troca de lugar!”. Nesse caso, são as tocas que devem trocar de coelho.

8. Ovo na colher

Em uma gincana comum são usados ovos cozidos, mas aqui é possível trocá-los por ovinhos de chocolate, para ficar temático.

Cada criança deve levar uma colher de sopa à boca e, na colher, um ovinho de chocolate.

A lógica é a mesma e o importante é andar o mais rápido possível, e até correr, se as pequenas conseguirem, sem deixar o ovo cair da colher.

9. Chococulto

A nona das brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa é como um amigo secreto normal, mas aqui o presente é comestível!

Você pode entregar os papéis com nomes alguns dias antes do domingo de Páscoa ou fazer o sorteio na hora mesmo.

Como ovos podem estar um pouco caros, há a opção de barras de chocolate, que são igualmente deliciosas.

Se for só entre crianças, ajude-as a descrever os amigos na hora de revelar e entregar o presente.

10. Alimente o coelho

Essa brincadeira é mais indicada para crianças menores, já que as mais velhas podem achá-la bobinha.

Usando um saco de papel kraft, desenhe um coelhinho. Depois, peça para os pequenos fazerem diferentes formatos de cenouras: redondo, quadrado, triangular, de coração.

Uma vez que as cenouras estiverem prontas, “vista” o saco na sua mão como se fosse um fantoche e, fazendo uma voz de coelho da Páscoa, vá pedindo os formatos das cenouras: “ah, o Coelhinho tem fome de cenoura de coração! Quem tem?”.

Elas vão adorar e aprender a identificar formas!

Fonte: teamtex.com.br

Compartilhe com seus amigos!